24/02/2012

QUEM GOVERNOU A PROVÍNCIA ROMANA DA LÍCIA-PAMPHYLIA?

Uma coisa de que eu gosto sobre a vida na Turquia é das descobertas casuais que não espero encontrar. No ano passado, com a minha esposa estávamos de volta do supermercado, eu olhei para o jardim e vi uma pedra antiga lá. A parte de cima havia sido esvaziada depois como uma bacia. Enquanto eu caminhava até o portão, o meu coração estava disparado na expectativa: Haveria uma inscrição na face da rocha? Com certeza não! Pois para meu espanto encontrei uma face muito bem cortada com cinco linhas de letras em grego, estas bem destacadas (orestante da inscrição foi enterrada sob a passarela de azulejos). Duas palavras pularam no meu exame inicial: anthupaton Pamphylias, que é ", o governador da Panfília."

Aqui estou eu com minha esposa Dindy (centro)
 e Dr. Nuray Gökalp (direita),
 orgulhosamente posando com a inscrição
CE início de terceiro século grega
que menciona Julius Tarius Titianus,
governador da Panfília.
Anthupatos é a palavra grega para o procônsul que governou uma província romana senatorial. Atos 13:7 descreve como Paulo e Barnabé encontrou Sergius Paulus, os anthupatos de Chipre. Panfília significa "terra de todas as tribos", e originalmente designada região do sul da Ásia Menor ao longo do Mar Mediterrâneo. Mais tarde tornou-se o nome de uma província romana. Judeus da Panfília estavam entre aqueles em Jerusalém no dia de Pentecostes (Atos 2:10). Paulo e Barnabé, depois de deixar o Chipre, fez caminho para Perge, uma grande cidade da Panfília (Atos 13:13). No final da jornada. Estes apóstolos foram os primeiro missionário que partiram de uma outra cidade. Pamphylian, Atália-moderna Antalya, onde eu moro (Atos 14:25). Como muitos graus cívicos dos demos e petanca ("aos cidadãos e ao Conselho") foram os dedicados esta inscrição, neste caso por um eminente governador da província, Júlio Tarius Titianus.
Para saber mais sobre esta inscrição, entrei em contato com o departamento de epigrafia do local Akdeniz ("Mediterrâneo") da Universidade. Lá fui colocado em contato com o Dr. Nuray Gökalp, um epigrafista actualmente a preparar o corpus de inscrições para Atália. Mandei um email fotos da pedra, e ela rapidamente reconheceu que a inscrição era desconhecida para ela. Dois dias depois, marcamos uma reunião. Ela trouxe um colega, e foi emocionante para mim ver a sua excitação quando viram a inscrição pela primeira vez. Dr. Gökalp sugeriu na época que a próxima linha, agora enterrados abaixo do nível do chão, sem dúvida, disse: "e Lycia." Essa região, a oeste da Panfília, tinha sido uma província da Panfília durante mais de um século. Após a limpeza e molhar a pedra, as epigrafistas feita uma compressão, um processo que utiliza papel especial para produzir uma impressão de textura da superfície. Como nos despedimos, Dr. Gökalp prometeu compartilhar os resultados de sua investigação comigo.

Esses resultados foram publicados apenas por Dr. Gökalp num curto ensaio na revista Gephyra . (Um resumo está disponível em: http://edergi.akdeniz.edu.tr/index.php/Gephyra/article/view/110 .) A inscrição está agora firmemente datado do começo do terceiro século dC O nome do governador foi encontrado pela primeira vez no século 19 sobre uma inscrição que data de 202-205 dC, num balneário em Takina. O famoso arqueólogo William Ramsay foi um dos primeiros estudiosos a publicar esta inscrição. Até agora, porém, era desconhecido se Takina foi província de Lícia, Panfília ou na Ásia. A maioria dos estudiosos pensaram que o último. A nova inscrição agora definitivamente prova que Takina foi em Lycia-Pamphlyia e que Tarius Titianus era o governador da província e não da Ásia. Outra inscrição mencionando Tarius Titianus, namoro após 210 dC, foi recentemente encontrado em Hipopótamos, uma cidade da Galileia, que era parte da Decápole. * Acontece que, mais tarde, serviu como governador da Síria-Palestina. É incrível para mim cinco linhas de texto com apenas 11 palavras gregas podem contar-nos uma história. E pensar que há muitas pedras mais essas, ainda aguardam descoberta. Então, meus olhos estão sempre à espreita, à espera de encontrar outro.
Mark Wilson é o diretor do Centro de Pesquisa Ásia Menor em Antalya, Turquia. Mark recebeu seu doutorado em estudos bíblicos da Universidade da África do Sul (Pretória), onde ele atua como pesquisador no departamento de arqueologia bíblica do Velho Testamento. Ele é atualmente professor visitante do cristianismo primitivo da Universidade Regent e conduz estudos de campo na Turquia para várias universidades e seminários. Em 2009-10 ele trabalhou na escavação BAS-patrocinado pela sinagoga em Priene, e ele também é o anfitrião de passeios do BAS da Turquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário