03/12/2012

As Videiras e Vinhedos da Terra de Canaã


Números 13: 23  Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
A vide mencionada mais do que qualquer outra planta em toda a Bíblia, a videira foi muito importante culturalmente e economicamente nos tempos bíblicos. Por causa da sua centralidade na vida quotidiana, muitas vezes é usada simbolicamente nas Escrituras. A videira frutífera era um símbolo de Israel obediente, enquanto uvas selvagens ou uma videira sem fruto era referência da desobediência de Israel (Jeremias 2:21).


O Cultivo da Videira
Esta planta trepadeira lenhosa só é cultivada com esforço e trabalho duro. Isaías 5:1-8 parte dos registos do processo. Normalmente cultivada em colinas, uma vinha precisa ser limpa de muitas pedras que são comuns em Israel. Só então poderia ser plantada a vinha. Uma parede ou sebe era construída em torno da vinha, juntamente com uma torre de vigia, os ladrões eram assim mantidos à distância. A planta requer poda, a fim de dar fruto (João 15:1-2).

 
Usos de uvas e folhas de uva
A videira pode crescer no solo, em estacas ou postes, ou pode ser plantada num pomar e treinado para subir em árvores. A fruta tem cor verde no início, depois toma a cor vermelha, ou roxo, cresce em cachos. O produto pode ser consumido fresco, seco de passas, pressionado para vinho, ou deixado fermentar para se tornar em vinagre. As folhas de uva também são utilizadas em receitas no Médio Oriente. O vinho era muitas vezes misturado com água potável de cisterna.

Uvas na Bíblia
A videira é apresentada em várias passagens da Bíblia como exemplo Deuteronómio 8:8 como uma das sete espécies da boa terra que Deus estava dando à nação de Israel. Era uma terra onde as uvas cresciam em grandes aglomerados como relatado pela expedição dos espiões hebreus enviados a Canaã (Núm 13:23). Os cachos de uva eram tão grandes que os levaram numa vara entre dois homens. Este dom de Deus era para ser apreciado e os israelitas não iam para a guerra mas para uma terra dada e abençoada por Deus. Deuteronómio 20:6.

A Videira Verdadeira
"Jesus disse: 'Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Ele tira todo o ramo que não dá fruto em mim. Ele poda todo o que dá fruto para que ele produza mais fruto ainda. Está limpa já porque da palavra que eu falei para você. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se ele permanece na videira, assim também vós se não permanecerdes em mim. estou a videira, vós sois os ramos Aquele que permanece em mim - e eu nele - dá muito fruto, pois sem mim vocês não podem fazer nada "(João 15:1-5, NET).

9 comentários:

  1. A PAz do Senhor, muito bom esse comentário sobre as uvas, faz lembrar os trabalhadores na vinha em Mt 20; que com certeza trabalharam com muito esforço nessa vinha.

    ResponderEliminar
  2. Com certeza trouxe grande conhecimento para mim algumas dessas coisas eu irei aplicar na minha mensagem

    ResponderEliminar
  3. Texto muito bom ótima explicação para nos

    ResponderEliminar
  4. Eu estou escrevendo um livro: Jesus, a videira verdadeira. Tem um conteúdo muito lindo, assim que estiver pronto será apresentado.

    ResponderEliminar